Caracterização da raça:

  • Pelagem: o pêlo é na sua maioria frisado, de cor vermelho caju, existindo também em preto. As mucosas são claras e a pele tem uma pigmentação castanha.
  • Cabeça: a cabeça é triangular, com cornos muito característicos, em forma de lira.
  • Formato e medidas: a altura do garrote para as fêmeas ronda os 140cm e os 150cm nos machos. O peso dos touros adultos é de cerca de 1000-1200kg e nas fêmeas varia entre 650 e 850kg.

Aptidões da raça:

  • Rusticidade: os animais desta raça são providos de aprumos fortes e unhas pretas, características que lhes conferem relevantes capacidades para estarem estabulados por longos períodos de tempo e deslocarem-se em qualquer tipo de terreno, seja ele húmido ou pedregoso, sem apresentar qualquer tipo de claudicação. Estes animais são capazes de se adaptar a condições de temperaturas extremas estando presentes em regiões como o Texas, Portugal, Canadá e Rússia.
    As vacas Salers são capazes de mobilizar as suas reservas corporais durante tempos difíceis, mantendo a produção de leite para os vitelos. Estas reservas corporais são rapidamente reconstituídas quando os suprimentos de alimento são renovados. Este é o chamado “efeito concertina” que é muito acentuado na raça Salers. Estes animais são adequados para os modos de produção extensivo e intensivo.
  • Qualidades maternais (fertilidade, fecundidade e longevidade): as qualidades maternais da raça Salers garantem a produção de um bezerro com um peso elevado ao desmame, por vaca e por ano, sem suplementação e com pouca vigilância. O intervalo entre partos é de 376 dias e a duração da gestação de 280 dias. Isto significa que os períodos improdutivos são reduzidos ao mínimo. As vacas Salers são capazes de viver bem após 10 anos, sendo esta raça campeã em termos de produtividade numérica (número de bezerros desmamados durante a vida de uma vaca)
  • Facilidade de parto: o grande trunfo desta raça é a sua capacidade de parir sem assistência, por um lado devido a uma pélvis ligeiramente inclinada, com uma abertura inigualável e por outro lado o peso dos bezerros ao nascimento ser modesto (cerca de 38kg). Mesmo quando as vacas são cruzadas com touros fortemente musculosos, o parto é realizado com grande facilidade.
  • Qualidades produtivas: A pureza genética da raça Salers cria um notável grau de vigor híbrido em programas de melhoramento cruzado que se correlaciona com fortes ganhos de peso ao desmame. A Salers amadurece mais cedo do que as outras raças europeias. Produz uma carcaça de alto rendimento que apresenta bom marmoreio e mínima de gordura.

    Fonte: http://www.salers.org/fr/la-race-salers/caracteristiques